Curitiba

Inscrições para o Encceja 2017 abrem nesta segunda-feira (7)

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto

O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal (Foto: Sasint/ Pixabay)

Os interessados em obter certificação dos estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 podem fazer a inscrição para a prova a partir desta segunda-feira (7), a partir das 10h, por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto.

O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Os candidatos podem obter os diplomas do ensino fundamental ou médio por meio da prova, basta fazer a opção pelo nível de ensino que deseja obter no momento da inscrição. Para pleitear a certificação do ensino fundamental o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação do exame. No caso da certificação do ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos.

A prova será realizada no dia 22 de outubro, e não mais em 8 de outubro, como anunciado anteriormente.

No portal do Encceja é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova e baixar materiais para estudo.

Leia também
Fies recebe 224 mil inscrições; três vezes maior que oferta

Envie seu comentário

Comentários (0)

Fies recebe 224 mil inscrições; três vezes maior que oferta

As regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste concentram mais da metade das inscrições; cursos na área de Saúde são os mais procurados

Norte, Nordeste e Centro-Oeste concentram 52,99% do número de inscrições. (Foto:Sérgio Cabral/Estadão Conteúdo)

O programa de financiamento estudantil Fies recebeu 224,244 mil inscrições para o segundo semestre de 2017, quantidade que equivale ao triplo do total de 75 mil vagas que estão sendo ofertadas em instituições de ensino superior privadas para o período. As informações são do Ministério da Educação.

A quantidade de inscritos nos processos de programas governamentais para o ensino superior - que além do Fies incluem o ProUni e o Sisu, por exemplo - é tradicionalmente superior à quantidade de vagas ofertadas.

Segundo o MEC, as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste concentram mais da metade das inscrições: 52,99% do total. Os cursos na área de Saúde concentram mais inscrições e representam 45,55% do total.

Para se inscrever, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Leia mais
UFPR abre inscrições para o vestibular a partir de 14 de agosto
ProUni abre inscrições para 77 mil vagas remanescentes

 

Envie seu comentário

Comentários (0)

Escola Municipal John Kennedy de Jandaia realiza trabalho sobre Trânsito